Veja como o marketing digital pode alavancar o seu e-commerce.

O que seu e-commerce precisa para entrar no marketing digital

O marketing digital se tornou uma das áreas mais importantes para qualquer empreendedor nos dias de hoje. Principalmente nesses últimos dois anos, em que a pandemia afetou o modo de consumo e trouxe um protagonismo ainda maior para o e-commerce. 

Prova disso foi a quantidade de lojas virtuais que foram abertas nesse período. Foi o que apontou a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, da plataforma de pagamentos digitais PayPal. De acordo com o levantamento, o Brasil totalizava 930 mil lojas online em agosto de 2019, antes das medidas de isolamento. Em agosto de 2020 o número de e-commerces saltou para 1,3 milhão, representando um crescimento de 40%. Já este ano foram registradas 1,59 milhão de lojas virtuais até o mês de agosto, sendo 22% a mais do que em 2020. 

Com esse cenário de expansão constante do comércio eletrônico, o marketing digital passou a ser uma prática essencial para destacar o seu e-commerce da concorrência. Mas, então, por onde começar? O que fazer para conseguir resultados concretos? Em quais estratégias apostar? Tudo isso vamos explicar mais abaixo. 

Por dentro do marketing digital

Antes de entrar nesse universo, você precisa entender o que é marketing digital. Basicamente, ele se resume às estratégias de uma empresa para divulgar seus produtos ou serviços nos meios digitais. Sendo que essa comunicação acontece por meio de sites, blogs, e-mail marketing e redes sociais, por exemplo. 

Dentro do comércio online, o principal objetivo do marketing digital é aumentar a visibilidade da sua loja, conquistar clientes e elevar as vendas. Além, é claro, de aproveitar ao máximo a interação instantânea com o consumidor proporcionada pelo digital. Com essa troca, chegam insights que podem melhorar a experiência do cliente e, então, fidelizar sua cartela de compradores. 

Leia também: Como o marketing integrado pode influenciar no faturamento de um e-commerce

Porém, para que suas ações de marketing tragam resultados efetivos, você precisa olhar para dentro de casa e analisar o seu negócio. Essa é a hora de levantar dados como: qual é o tamanho do seu e-commerce, quem é o seu público e quais são os produtos mais vendidos. Só com essa visão geral você consegue enxergar o que precisa ser feito para destacar a sua loja online. 

Principais frentes

Conteúdo

Pensando nisso, seus esforços devem estar voltados para criar uma fidelização com a sua audiência. E não estamos falando aqui apenas de oferecer cupons de desconto ou frete grátis. Estamos falando de entregar um conteúdo relevante. Isso inclui produzir um material focado na sua persona e que ao mesmo tempo seja otimizado para os sites de busca. 

Você pode ler mais sobre esse ponto em: Como as práticas de SEO podem ajudar na produção de conteúdo

Mídia

Para aumentar ainda mais o alcance desse conteúdo, existem as estratégias de mídia. Elas são as famosas campanhas de impulsionamento, anúncios pagos e outros pontos que tem o poder de atrair visitantes e conquistar clientes. Mas, cuidado: esta técnica só funciona se você patrocinar o conteúdo certo para o público certo. Então, acima de tudo, conheça sempre os seus consumidores.

CRM e CRO

Essa interação com os clientes pode ser potencializada com um trabalho de CRM. Uma das apostas aqui são os disparos de e-mails marketing, assim como análise dos dados de comportamento que eles retornam. Por falar em comportamento, este também é o viés do setor de CRO, que identifica o movimento do cliente dentro do e-commerce. Portanto, ambas as frentes desenham estratégias que aumentam as vendas.   

UX

Outro ponto chave do marketing digital é a experiência do cliente. Aqui o UX Design entra em ação para fazer com que o fluxo de compra no seu e-commerce seja cada vez melhor. Então, a intenção não é só aplicar um layout bonito, e sim fazer com que o cliente finalize o checkout já pensando em voltar. Já que entramos em usabilidade, há algumas ferramentas que podem mostrar se você está no caminho certo ou se é hora de pensar em um relayout. 

Confira aqui: Dicas de ferramentas para um teste de usabilidade mais assertivo      

Agora que você já tem uma ideia de como começar, vamos dar os primeiros passos no marketing digital juntos? Ou, então, vamos reestruturar a sua estratégia? Aqui você encontra uma agência completa especializada em e-commerce. Entre em contato e conte sempre com a Dyve. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.