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Como as práticas de SEO podem ajudar na produção de conteúdo

Se você está por dentro do mundo do marketing digital, provavelmente já deve ter ouvido falar em SEO. É o Search Engine Optimization, utilizado para melhorar o ranqueamento de um site nos mecanismos de busca, como o Google. Mas, você sabe como essa técnica funciona e como ela pode ajudar ainda mais na produção de conteúdo? Pois esse é o principal objetivo deste post. Vamos juntos! 

SEO + conteúdo relevante

Partindo da premissa que a produção de conteúdo, voltada para o marketing, e o SEO são práticas complementares, temos que trabalhar as duas frentes ao mesmo tempo. Enquanto o marketing de conteúdo foca na persona que vai consumir seu texto, o SEO vai garantir que esse conteúdo esteja visível nos motores de busca e que seja encontrado de forma mais fácil. 

Assim, nessa via de mão dupla de nada adianta encher sua página de palavras-chave se você não a preenche com um conteúdo relevante. Para isso, você precisa se colocar no lugar do seu público e entender qual o tipo de informação que ele busca, se é para esclarecer uma dúvida, para agregar conhecimento ou para fechar um serviço. Caso você ainda esteja no início da produção de material, você pode ter uma base pela sua concorrência e então traçar um plano dentro da identidade da sua empresa.

Ok, mas você deve estar se perguntando onde publicar esse conteúdo otimizado. Um dos melhores espaços para isso é o blog que, no caso dos clientes Dyve, deve estar atrelado à sua loja virtual. Nele você pode publicar textos mais generalistas, dentro do seu nicho de mercado, até blogposts que direcionam o consumidor para os seus produtos ou serviços.

Com esse trabalho voltado para SEO, você traz mais visitantes para o seu e-commerce e aumenta as chances deles se tornarem seus clientes.  

Subindo no ranking de buscas

Agora que já apresentamos uma visão geral dessa fusão entre conteúdo e SEO, vamos listar algumas dicas de boas práticas para melhorar cada vez mais esse processo. Apenas temos que deixar claro que não há uma fórmula pronta mas, seguindo esses passos, as chances de estar nas primeiras páginas de pesquisa são maiores. 

Escolha a palavra-chave

Esse é o passo que vai guiar a sua escrita e ajudar a definir o tema que você vai abordar. Você pode levantar as palavras-chave mais buscadas dentro do seu e-commerce pela ferramenta Semrush. E a partir disso, elaborar seu blogpost otimizado. 

Por exemplo, uma loja online de serviços de saúde pode utilizar o Outubro Rosa como palavra-chave. E então, construir o texto para falar da importância da data, depois indicar os exames que são voltados para a saúde da mulher e, ao final, pontuar que os serviços estão disponíveis na plataforma.    

Defina title e meta description

Com o norte da palavra-chave para escrever o texto, você também precisa pensar em um título chamativo. Aqui você pode utilizar alguns gatilhos mentais para motivar o leitor a clicar no seu conteúdo no Google. Mas, atenção: o título SEO – ou title – deve conter a palavra-chave e ela também tem que aparecer na meta description, que é a frase que fica abaixo do título nas páginas de busca. 

Inclua links

Outra boa prática de um conteúdo SEO é a inclusão de links. Nessa etapa você pode apostar em links internos, com conteúdos do seu próprio blog, e links externos, apontando para sites relacionados ou para a sua própria loja online (que tem um domínio diferente do blog). 

Também é interessante fazer parcerias com outros portais, para que eles compartilhem suas postagens e tragam novos visitantes, o chamado link building. Esse movimento faz com que os sites de busca entendam que o seu conteúdo é reconhecido por outras pessoas, o que ele a sua posição no ranqueamento.   

Cuidado com a legibilidade

Acima de toda parte mais técnica própria do SEO, você deve prezar por um texto com boa legibilidade. Isso pode ser alcançado com parágrafos mais curtos, utilização de intertítulos, palavras de transição – para ligar uma frase à outra – e com a escrita em voz ativa – com o sujeito praticando uma ação. Sim, parece regras de uma redação de português, e são mesmo.

Você pode escrever tendo esses pontos em mente, mas, se o seu blog é alocado no WordPress há ferramentas que podem ser habilitadas e que ajudam no processo.  

Saiba mais: Descubra as melhores estratégias para produção de conteúdo

Lembre que o SEO sozinho não vai produzir um texto de qualidade. Entregar um bom conteúdo para a sua audiência demanda tempo, dedicação e prática. Então, coloque a mão na massa e deixe as palavras fluírem, pois só uma rotina de escrita vai trazer a prática que você precisa para melhorar a experiência do seu cliente.

Depois de todas essas dicas, quer ajuda para produzir conteúdo com foco em SEO? Fale com a Dyve. Somos especialistas em criar blogposts que elevam o ranqueamento da sua loja online. Entre em contato agora e vamos escrever a sua próxima estratégia de marketing juntos!     

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