As datas sazonais são um norte para as ações de marketing do comércio. Se puxarmos na memória, as estratégias de vendas sempre tiveram como base datas como Natal, Dia das Mães ou Dia das Crianças. E ainda, grande parte delas já surgiram com um viés comercial, como também é o caso da Black Friday.
Com essa herança do varejo, o e-commerce pode, e deve, aproveitar tudo o que as sazonalidades têm a oferecer. Então, vamos a algumas dicas.
Por onde começar?
Primeiro, vamos deixar claro que tudo o que é sazonal tem um tempo para acontecer, com começo e fim. Portanto, esse período deve estar bem claro para o consumidor. Até porque, essas ações datadas tem o poder de gerar um estímulo de compra, fazendo com que o cliente adquira determinado produto o mais rápido possível.
Pensando, então, nessa temporalidade, o ideal é que o calendário seja definido o quanto antes. Basicamente, no início do ano já devem ser levantadas todas as datas comemorativas, que fazem sentido para o seu negócio. Com isso, as campanhas de marketing podem ser trabalhadas com a proximidade de cada uma delas. Lembrando sempre que eventos importantes devem ganhar uma atenção especial. A Black Friday, por exemplo, precisa ser estruturada com meses de antecedência.
Em quais datas sazonais apostar?
O caminho é fazer um mix entre as datas-chave, que podem ser aplicadas para qualquer tipo de serviço, e as específicas de cada nicho. Vamos a um exemplo: Para o torcedor que faz compras na loja oficial do Palmeiras, uma ação voltada para a coleção de inverno faz tanto sentido quanto uma com foco no dia da fundação do time; sendo que ambas podem ser vinculadas ao mesmo tempo, ou em momentos distintos. Tudo sempre vai depender da sua persona e o que ela espera da sua marca.
Leia também: Case Palmeiras: o desafio de unificar a base e criar experiência para os clientes
Portanto, o marketing sazonal deve sempre girar em torno da interação do público com o seu e-commerce, sendo uma via de mão-dupla. Assim, você torna a experiência do cliente cada vez mais convidativa.
Como estruturar o marketing sazonal?
Por falar em cliente, a campanha sazonal precisa chamar a atenção do consumidor. Imagine que durante a Black Friday a concorrência é acirrada, todas as lojas online estão disputando o poder de compra do público.
Então, além de elaborar uma identidade visual especial para a data, você deve apostar em benefícios que façam meros visitantes se tornarem clientes. Invista nas melhores promoções e descontos, ofereça cupons que estimulem o comprador a voltar à sua loja virtual, envie brindes junto com a encomenda, e pratique outras ações que fortalecem esse vínculo. Tudo sempre dentro da sua margem de lucro.
Outro fator de atenção na sazonalidade é o controle de estoque. Seu e-commerce precisa estar preparado para o aumento do fluxo de vendas, garantindo que o cliente receba a mercadoria. Sendo assim, otimizar a entrega dos pedidos também é um item que faz com que sua empresa ganhe pontos com a clientela.
Claro que todo esse esforço não adianta se você não divulgar suas ações de vendas. Para isso, use e abuse das redes sociais, observando sempre em qual plataforma o seu público está. Mas também, não esqueça do e-mail marketing, com assunto chamativo e conteúdo exclusivo para sua base de clientes já conquistados.
Leia também: Como envolver o usuário na criação da sua campanha
E agora, seu e-commerce está pronto para encarar a próxima data sazonal? Conte aqui nos comentários. Para mais dicas de estratégias do comércio eletrônico, acompanhe o blog da Dyve!