O marketing digital se tornou uma das áreas mais importantes para qualquer empreendedor nos dias de hoje. Principalmente nesses últimos dois anos, em que a pandemia afetou o modo de consumo e trouxe um protagonismo para o e-commerce.
Prova disso foi a quantidade de lojas virtuais que foram abertas nesse período. Segundo a pesquisa “Perfil do E-commerce Brasileiro”, da plataforma de pagamentos digitais PayPal, o Brasil totalizava 930 mil lojas online em agosto de 2019, antes das medidas de isolamento. Já em agosto de 2020 o país foi para 1,3 milhão de e-commerces, representando um crescimento de 40%. Este ano, foram registradas 1,59 milhão de lojas virtuais até o mês de agosto, sendo 22% a mais do que em 2020.
Com esse cenário de expansão constante do comércio eletrônico, o marketing digital passou a ser uma prática essencial para destacar o seu e-commerce da concorrência. Mas, então, por onde começar? O que fazer para conseguir resultados concretos? Em quais estratégias apostar? Tudo isso vamos explicar mais abaixo.
Primeiros passos
Antes de entrar nesse universo, você precisa entender o que é marketing digital. Basicamente, ele se resume às estratégias de uma empresa, no nosso caso um e-commerce, para divulgar seus produtos ou serviços nos meios digitais. Sendo que essa comunicação acontece por meio de sites, blogs, e-mail marketing e redes sociais, por exemplo.
Dentro do comércio online, o principal objetivo do marketing digital é aumentar a visibilidade da sua loja, conquistar clientes e elevar as vendas. Além, é claro, de aproveitar ao máximo a interação instantânea do digital com os consumidores, trazendo insights que podem melhorar a experiência do cliente e, então, fidelizar sua cartela.
Mas, para que suas ações de marketing tragam resultados efetivos, você precisa olhar para dentro de casa e analisar o seu negócio. Essa é a hora de levantar qual é o tamanho do seu e-commerce, quem é o seu público, quais são os produtos mais vendidos, entre outros pontos. Só com essa visão geral você consegue enxergar o que precisa ser feito para destacar a sua loja online.
Frentes do marketing digital
Pensando nisso, seus esforços devem estar voltados para criar uma fidelização com a sua audiência. E não estamos falando aqui apenas de oferecer cupons de desconto, frete grátis ou qualquer outro benefício. Estamos falando de entregar um conteúdo relevante. Isso inclui produzir um material focado na sua persona e que ao mesmo tempo seja otimizado para os sites de busca.
Você pode ler mais sobre esse ponto em: Como as práticas de SEO podem ajudar na produção de conteúdo
Para aumentar ainda mais o alcance desse conteúdo, existem as estratégias de mídia. São as famosas campanhas de impulsionamento de páginas, anúncios pagos e outros pontos que tem o poder de atrair visitantes, e mais do que isso, clientes. Mas, cuidado: esta técnica só funciona se você patrocinar o conteúdo certo para o público certo. Então, acima de tudo, conheça sempre os seus consumidores.
Essa interação com os clientes pode ser potencializada com um trabalho de CRM. Uma das apostas aqui são os disparos de e-mails marketing, assim como os dados de comportamento que eles retornam. Por falar em comportamento, este também é o viés do setor de CRO, que identifica o movimento do cliente dentro do e-commerce para traçar estratégias que aumentam as vendas.
Outro ponto chave do marketing digital é a experiência do cliente. Aqui o UX Design entra em ação para fazer com que o fluxo de compra no seu e-commerce seja cada vez melhor. Não é só aplicar um layout bonito, é fazer com que o cliente finalize o checkout já pensando em voltar. Já que entramos em usabilidade, há algumas ferramentas que podem mostrar se você está no caminho certo ou se é hora de pensar em um relayout.
Confira aqui: Dicas de ferramentas para um teste de usabilidade mais assertivo
Agora que você já tem uma ideia de como começar, vamos dar os primeiros passos no marketing digital juntos? Ou, então, vamos reestruturar a sua estratégia? Aqui você encontra uma agência completa especializada em e-commerce. Entre em contato e conte sempre com a Dyve.