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Dicas de ferramentas para testes de usabilidade mais assertivos

Imagine que você está montando uma loja online de eletrodomésticos e tem que colocar o site no ar, o mais rápido possível. Só que sua equipe de criação está tão imersa no projeto, que não parou para verificar a parte mais importante: a visão de quem vai utilizá-lo, o cliente. É em um momento como este que o teste de usabilidade deve entrar em cena.  

Entendendo o que é o teste de usabilidade

Na verdade, o teste não precisa ser aplicado somente em uma situação como a descrita acima. Ele pode acontecer antes mesmo do esboço do seu e-commerce, tendo a concorrência como base. Como também, pode rodar depois que a loja já foi lançada, para entender o motivo de determinada função não estar performando tão bem e fazer as atualizações necessárias.

Portanto, o teste de usabilidade é uma técnica de pesquisa que avalia a funcionalidade de um produto ou serviço, que no nosso caso é um portal de vendas. Essa testagem deve ser comandada por um especialista, normalmente um UX Designer, que vai delegar tarefas para um grupo de pessoas, representantes do público-alvo. Assim, o objetivo principal é enxergar a interação do consumidor com a sua loja virtual, a fim de melhorar a experiência do cliente. 

O processo, então, é aplicado presencialmente ou de forma remota. Além disso, ele pode ser acompanhado por um responsável (teste moderado) ou pode ser feito sem supervisão, deixando o usuário sozinho durante o teste (não moderado).   

Está em dúvida? Comece analisando dados 

O Google Analytics, em si, pode ser utilizado como um guia para aprimorar essa experiência. A partir dele, pode-se observar fatores que apontam a usabilidade do site, como o fluxo de navegação de cada página, o volume de visitantes ou o temido ponto onde o cliente troca seu e-commerce pela concorrência, por exemplo. 

Mesmo partindo dessa análise inicial dos dados, há ferramentas específicas da área de criação, que fornecem um suporte mais efetivo para a equipe de design. Abaixo, listamos as principais plataformas para conduzir os testes de usabilidade.

4 ferramentas para teste de usabilidade

1 – MarvelApp: 

Com a plataforma, é possível criar protótipos de sites ou aplicativos para qualquer dispositivo, e validar suas funcionalidades. Aqui, o teste de usabilidade pode ser aplicado presencial ou remotamente, apenas compartilhando o link do projeto. É possível guiar e monitorar o cliente nas tarefas, ao mesmo tempo em que a equipe envolvida acompanha o processo. A ferramenta ainda fornece dados de mapas de calor, que ajudam a entender o caminho que o consumidor percorre dentro da loja online. 

O Marvel App tem desde a versão gratuita, que permite que o designer realize um teste de usabilidade, até as opções para equipe (a $18 dólares por mês) e para empresas (valor a consultar). Confira https://marvelapp.com/user-testing 

2 – Maze Design:

Já o teste de usuário do Maze Design disponibiliza relatórios instantâneos e fornece os resultados em questão de horas. Com modalidade de aplicação remota, pode-se testar desde sites na fase de pré-desenvolvimento, até a criação de protótipo para qualquer dispositivo, fornecendo insights da experiência do usuário.

O plano gratuito permite a elaboração de três projetos e um número ilimitado de colaboradores. Há ainda o pacote profissional ($25 dólares por mês) e outro voltado para organizações (valor a consultar). Conheça https://maze.co/ 

3 – User Testing: 

O destaque da User Testing é que ela tem a opção de testes para aplicativos mobile, como também, para outros protótipos. Durante o processo, é possível interagir com o cliente e guiar as tarefas ao vivo. Ao fim, é gerado um relatório, em vídeo e texto, com a navegação do cliente dentro da sua loja online. O documento, com reações e comentários do usuário, fica disponível em cerca de uma hora, retornando resultados rápidos. 

A ferramenta tem três tipos de planos: essencial, para o início da interação com o cliente; avançado, para trabalhos em equipe; e final, com recursos direcionados para empresas. Os valores devem ser confirmados direto com a plataforma https://www.usertesting.com/ 

4 – Hotjar: 

Para fechar a lista, apresentamos a Hotjar. O recurso traz dados analíticos de comportamento do usuário através de mapas de calor, gravações de sessões para testes assistidos, mapas de cliques, caixas de feedback do cliente e outras funcionalidades. Ela ajuda a completar informações, vindas do Google Analytics por exemplo, para entender o que pode ser feito para melhorar as conversões do seu e-commerce.  

O Hotjar oferece desde o pacote gratuito, com três pesquisas de cliente e três mapas de calor, até o pacote para grandes empresas (de $389 dólares por mês). Saiba mais https://www.hotjar.com/tour/ 

É importante destacar que os dados levantados pelos testes precisam ser analisados e interpretados, para se transformarem em ações efetivas na sua loja virtual. Como também é válido realizar entrevistas pós teste com os clientes que participaram da atividade, para evoluir cada vez mais a metodologia de pesquisa.

Gostou das nossas dicas de ferramentas de usabilidade? Faltou alguma plataforma que você acha essencial? Conte aqui, nós adoramos essa troca de experiências!

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