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Como o marketing digital influencia nos hábitos de consumo e na decisão de compra

A Dyve marcou presença no Digitalks Executive 2021, que aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro com transmissão online. O evento é voltado para líderes da área de marketing, e tem como objetivo incentivar a transformação do ambiente corporativo por meio da economia digital. Esta edição teve como tema central a “Sociedade e Economia Digital” e contou com a participação da nossa agência nos dois dias de palestras.

Na terça-feira, 26/10, o diretor da Dyve, Denis Strum, apresentou o tema “Marketing digital e a sociedade: hábitos de consumo e decisão de compra”. Strum apontou que o marketing é uma ferramenta que ajuda a identificar desejos, oferece conteúdo e melhora a experiência de compra, atuando diretamente nas escolhas dos consumidores. 

Para contextualizar o cenário em que o marketing foi inserido, foi apresentada uma linha do tempo da transformação dos negócios online. Nessa trajetória, pode-se destacar o surgimento do comércio eletrônico em 1979, ainda pela televisão. Como também o início da internet, em 1990; o lançamento do primeiro e-commerce no Brasil, com o Pão de Açúcar em 1995; e a aceleração do e-commerce a partir de 2010. 

Porém, o momento mais importante para as vendas online foi 2020, quando a pandemia trouxe um boom para o setor. Só no ano passado foram vários pontos de transformação, como o aumento das compras pelo celular e a modalidade de “compre online e retire na loja”. Isso representou o crescimento esperado para o período de cinco anos em apenas um. 

Outro ponto importante nos últimos anos foi a mudança dos hábitos de compra e comportamento dos consumidores. Agora, o movimento de ir às compras se tornou parte da rotina, baseada na funcionalidade, principalmente quando falamos de compras pelo mobile. 

E o uso de dispositivos móveis será o destaque no comércio do pós-pandemia. Isso foi o que apontou uma pesquisa do Facebook. Ao levantamento, 61% dos consumidores disseram que darão preferência para compras pelo mobile mesmo depois da pandemia. Outro dado interessante é que 90% das experiências de compra começam pelo Google, o que demonstra a importância de ter um conteúdo bem ranqueado no site de buscas. 

Essa produção de conteúdo, em si, foi apontada como uma das tendências que vieram para ficar, e que contribuem para melhorar a experiência do cliente. Por falar em cliente, a proximidade é alcançada com o uso de dados, uma das frentes aqui na Dyve. Assim, você precisa conhecer o seu consumidor para desenhar sua estratégia de marketing. É perceber qual cliente converteu mais, quais são os clientes mais antigos, qual é o nível de satisfação daquele cliente, entre outros temas. 

Um exemplo da união entre levantamento de dados e estratégia de marketing são as datas sazonais, que trazem insights valiosos sobre o comportamento do cliente. Por exemplo, você consegue identificar se em uma Black Friday haverá clientes que se planejam para a data, os desconfiados com os descontos, os influenciados pela família e amigos, os que precisam de um gatilho para comprar e os que querem aproveitar as melhores ofertas.   

Por isso, o consumidor deve sentir que o e-commerce é conveniente para ele. Com isso, para encerrar a palestra, Denis Strum ressaltou os fatores que influenciam a decisão de compra. Entre eles está a entrega rápida, melhores preços, mais informações sobre produtos e contato com o vendedor, o que traz à tona a necessidade de uma humanização do processo online. Na outra ponta, o que pode desestimular uma venda é a dificuldade no pagamento,  a dificuldade de montar o carrinho, a má qualidade no atendimento, e a falta de histórico de avaliação do produto.  

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