O que fazer no pós Black Friday para destacar o seu e-commerce. Saiba no blog Dyve

Quais são os passos do pós Black Friday?

Agora que a Black Friday 2021 foi finalizada com sucesso, você sabe quais são os próximos passos? Convidamos a gerente de CX da Dyve, Gabriele Menegheti, para trazer essa perspectiva do pós Black Friday. No bate-papo, ela também contou quais foram os frutos da data sazonal mais importante do ano para o e-commerce. Vem conferir!

Primeiro, vamos aos resultados da Black Friday

Na avaliação da gerente de CX, a Black Friday teve um saldo positivo para os clientes Dyve. Em especial, para aqueles que apostaram em um bom planejamento de marketing e no abastecimento de produtos durante o evento. “Sentimos que os clientes ficaram satisfeitos com os resultados da BF, principalmente devido a parceria com a Dyve na preparação e execução da data”, pontuou Gabriele.

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Um dos destaques da cartela de clientes Dyve nesta edição foi a Levi ‘s. A tradicional marca de vestuário, criadora do jeans, cresceu 25% em receita captada na comparação com o ano anterior. “Esse crescimento foi impulsionado ainda por outros indicadores importantes, como o aumento de sessões e usuários”, completou a gestora.

A Black Friday, casada com a vitória na Libertadores da América, também alavancou as vendas do Palmeiras. Juntando os dois eventos, que aconteceram quase que ao mesmo tempo, a loja virtual do time atingiu 171% da meta estabelecida para o mês de novembro. Sendo que um dos itens mais vendidos no período foi a camiseta oficial do título.

Principais desafios e lições aprendidas

Já falando de desafios de uma data comercial como essa, alguns pontos já estavam no radar das equipes, como mudanças de última hora, criações de artes inesperadas e disparos de e-mails não planejados. “Tudo isso faz parte do jogo, o que não deixou de ser um desafio para entregarmos tudo de acordo com as expectativas dos clientes”, comentou Gabriele.

“Com certeza o maior aprendizado da Black está relacionado ao planejamento. Quanto mais as marcas se preparam com antecedência, maiores são as chances de ter sucesso em vendas”, ressaltou. Para isso, é necessário criar um bom calendário com todas as iniciativas que acontecerão antes, durante e após a Black Friday. Além disso, é essencial trabalhar consistentemente na captação de leads, entender como está a base de clientes e quais deles estão aptos a receberem uma comunicação envolvendo o evento.

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Trilhando os passos do pós Black Friday

Com toda essa bagagem de uma data chave como a BF, chegou a hora de olhar para o próximo evento do varejo: o Natal. Esse é o melhor momento para aquecer a base de clientes conquistados e focar nas campanhas de fim de ano. Principalmente, se sua loja online tiver o Natal como ponto alto de vendas, como é o caso da Estrela Brinquedos

Para a data, a gerente de CX deixou algumas dicas para o seu e-commerce. “Além de ter boas ofertas, é importante apostar em uma comunicação especial de Natal, repor os produtos esgotados na BF e ficar atento aos prazos de entrega”. Por falar em entrega, esse é um ponto que pode diferenciar a sua loja online. Aliás, sempre tem aquele consumidor que deixa as compras de fim de ano para a última hora e quer receber o mais rápido possível. Assim, se você conseguir agilizar esse processo, será um destaque em meio à concorrência. 

Conte com a Dyve

Quer saber outras estratégias para destacar seu e-commerce no mercado? Você sabia que ações direcionadas de marketing podem ajudar nessa parte? Então, vem conversar com a Dyve. Somos especialistas em marketing digital para e-commerce. Entre em contato (clique aqui).

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Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.