Como fazer marketing de redes sociais para e-commerce

Marketing de redes sociais: atraindo clientes para seu e-commerce

Se você já acompanha o Blog da Dyve, deve ter visto que as redes sociais estão entre as tendências de marketing para e-commerce de 2022. Mas, você sabe o que é o marketing de redes sociais e qual o impacto dele no seu e-commerce? E além disso, quais são as ações mais assertivas dentro dessa estratégia para atrair clientes? Tudo isso você vai encontrar neste post. Siga em frente e boa leitura!

O que é o marketing de redes sociais?

O marketing de redes sociais nada mais é do que o conjunto de ações para divulgar o seu e-commerce em perfis do Instagram, Facebook, LinkedIn ou Youtube, por exemplo. Isso inclui a publicação de conteúdo, seja em formato para feed, stories, reels, post patrocinado, entre outros. Como também, envolve o atendimento de clientes via inbox. 

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Atualmente, estar presente nesses canais é de extrema importância para que sua loja online tenha contato com o seu público. De acordo com a pesquisa da WeAreSocial, 150 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, o que representa 70,3% da população. Já o levantamento da All iN | Social Miner apontou que o consumidor utiliza as redes para pesquisar produtos (76%), ler avaliações de outros clientes (56%) e comparar preços (54%). 

Em quais redes seu e-commerce deve estar?

Ok, até aqui você já sabe que grande parte da população está antenada nessas plataformas e as utiliza para tomar a decisão de compra. Mas, seu e-commerce deve marcar presença em todas? Nós respondemos que não necessariamente. É ótimo estar nas principais mídias sociais, porém, se não for onde a sua clientela está, nada adiantará. 

Então, antes de mais nada, conheça o seu público e defina a sua persona. Esse é um dos pilares do marketing para e-commerce, e não seria diferente em se tratando de redes sociais. Tendo esse norte do seu consumidor, você conseguirá escolher os canais que fazem mais sentido para o seu negócio.    

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O que você deve fazer para atrair clientes pelas redes sociais?

Agora que você já sabe por onde começar, vamos aos próximos passos para atrair os clientes por meio das redes sociais: 

1 – Faça um planejamento de postagens

Antes de arregaçar as mangas, você precisa planejar como será feita a divulgação dos seus serviços. Para isso, monte um calendário de postagens intercalando as categorias de produtos e os temas das publicações. Pensando sempre na disposição visual, principalmente no caso do Instagram. Lembre-se de manter a identidade da sua marca nas artes e de adotar uma linguagem simples e direta, essencial nas redes sociais.  

Fique atento também à periodicidade. Você pode iniciar com três posts por semana e, depois, verificar em quais dias sua página tem mais engajamento, e com quais tipos de conteúdos. Isso você só vai observar com o tempo, portanto, não tenha medo de testar, sempre tendo sua audiência como guia.

2 – Entregue mais conteúdo além da vitrine de produtos

Já com relação ao conteúdo dos posts, você não precisa se limitar a apenas apresentar seus produtos. Por exemplo, se sua loja online vende fogões, como é o caso da Dako Eletrodomésticos (cliente Dyve), você pode pensar em uma publicação da nova linha de cooktop, outra com uma receita, outra com dicas para limpar os aparelhos, e assim por diante. 

Uma variedade de temas vai trazer proximidade com a realidade do seu público, além de uma humanização para a sua marca. Afinal, as redes sociais são uma via de mão dupla e, assim, o consumidor precisa identificar essa conexão. E isso gera o gatilho para ele comprar na sua loja online. Por isso, também abuse das chamadas para a ação (CTA), que ajudam a incentivar esse processo.    

3 – Tire insights do seu público

Essa interação, entre público e marca, pode ainda trazer insights valiosos. Então, escute o que o seu cliente tem a dizer sobre o seu produto e, acima de tudo, coloque em prática. Assim, você aprimora cada vez mais a experiência do cliente e torna o fluxo de compra ainda mais assertivo. 

Tenha também um atendimento eficiente para contatos via inbox. Entenda que elogios ou reclamações que chegam pelas redes, assim como o tempo de resposta, podem definir a reputação da sua marca. Com isso, esteja sempre atento a esse ponto.  

Saiba mais: Qual o caminho certo para melhorar a experiência do cliente?

Chegou a hora de pôr suas ações de marketing em prática!

Percebeu como as redes sociais aproximam sua loja online do consumidor e estreitam ainda mais essa relação? Quer aproveitar essa oportunidade para aplicar estratégias de marketing ainda mais efetivas? Entre em contato com a Dyve. Vamos alavancar suas vendas online juntos! 

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Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.