Como destacar sua loja online no Natal? Veja no blog Dyve.

Como se preparar e quais são as expectativas do e-commerce para o Natal

Com mais um Natal se aproximando, o comércio eletrônico já deve começar a se preparar para a última data sazonal do ano. É tempo de aproveitar as vendas aquecidas pela Black Friday e fidelizar ainda mais os seus clientes. Pensando nisso, o post blog de hoje traz as principais expectativas para o evento. E fala também sobre como seu e-commerce deve se posicionar para ser o destaque em meio à concorrência. Vamos juntos!

Como foram as últimas datas sazonais

Antes de apresentar a previsão de vendas para o Natal 2021, vamos conferir como foi o ano passado. Segundo dados da Ebit|Nielsen, o varejo online cresceu 44,6% no Natal 2020 na comparação com 2019, faturando R$ 3,8 bilhões. Sendo que essa migração do comércio físico para o digital foi impulsionada pela pandemia. 

Falando em datas anteriores, a Black Friday deste ano, em si, foi uma preparação para o Natal. Isso porque 36% dos consumidores anteciparam as compras de Natal na Black Friday, de acordo com pesquisa do Facebook. 

Inclusive, a gerente de CX da Dyve adiantou algumas dicas para o seu e-commerce aproveitar essa base de clientes aquecida pela BF. E assim, conseguir planejar suas ações de marketing natalinas. 

Confira aqui: Quais são os passos do pós Black Friday?

Projeções de vendas no Natal

Com esse cenário, vamos então às expectativas para o Natal 2021. A projeção da Ebit|Nielsen é de que as vendas online na data alcancem R$ 110 bilhões. Isso significa que a receita de 2020 será superada, com um crescimento de 26%.

Já a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Offer Wise Pesquisas apontou que 77% dos consumidores pretendem presentear neste Natal. O que representa uma retomada ao número de vendas que eram realizadas no período pré-pandemia. 

O ticket médio, então, será por volta de R$ 120 por presente. E entre os itens mais desejados estão roupas (61%), brinquedos (37%), perfumes e cosméticos (36%), calçados (36%) e acessórios (24%).     

A internet será o principal canal de compras

Ainda de acordo com o levantamento da CNDL, os consumidores brasileiros terão a internet como o principal local de compras e pesquisa de preços. Já que 45% do público vai comprar online, por meio de sites (76%), aplicativos (72%) e Instagram (235). E ainda, 83% vão utilizar os mesmos canais (sites, aplicativos e redes sociais) para comparar os valores dos presentes.   

Dos entrevistados que farão as compras online, 37% disseram que comprarão quase todos os itens pela internet, 31% comprarão metade e 21% comprarão todos os presentes dessa forma. Por isso, a estratégia omnichannel é cada vez mais importante para atender esse comprador híbrido, que transita entre o online e o digital. 

Com relação às formas de pagamento, a maioria utilizará o dinheiro (48%). Seguido, assim, de cartão de crédito (39%), cartão de débito (38%) e PIX (30%). 

Leia também: Por que investir em datas sazonais no e-commerce?

Como destacar seu e-commerce neste Natal

Ok. Já vimos como foi o último Natal e quais são as previsões para este ano. Então, chegou a hora de listar tudo o que você precisa fazer para destacar a sua loja online e trazer resultados nessa reta de final de ano. Confira!

1 – Traga as cores do Natal para sua loja virtual

O Natal é uma das datas sazonais que tem as cores pré-definidas. Então, remodele o layout do seu site com tons de verde e vermelho. Assim, você oferece uma experiência em clima natalino para o seu público final. Mas, não esqueça de manter a identidade visual da sua marca, para que ela seja lembrada mesmo depois do evento. 

2 –  Faça uma campanha de divulgação com as principais promoções

Para criar a memória desse evento, você precisa investir nas campanhas de divulgação. Para isso, foque nas principais promoções da sua loja, como se elas fossem um presente que você quer oferecer para o cliente. Pense nos canais que você vai fazer a divulgação e saiba identificar em quais deles a sua persona está. 

3 –  Dispare e-mail marketing com base na preferência do seu cliente

Sim, o e-mail marketing ainda é a melhor forma de segmentar quais grupos de pessoas vão receber quais conteúdos. Por isso, trabalhe bem a sua base de clientes, inclusive os conquistados na Black Friday. E acima de tudo, identifique quais são os produtos mais desejados da sua loja por cada grupo de consumidores. 

4 – Fique atento ao prazo de entrega e faça um bom atendimento 

Depois de todo esse esforço mais voltado para o marketing, você precisa ficar atento ao seu estoque e ao prazo de entrega das mercadorias. Assim, você fideliza os clientes que procuram a sua loja. Além disso, você precisa estar pronto para os imprevistos desses dois setores. E com isso, fazer um bom atendimento dos clientes que tiverem eventuais problemas. Lembre-se: uma boa comunicação é sempre a chave do sucesso. 

Saiba mais: Como o marketing pode ajudar a movimentar o seu estoque

Vem pensar em estratégias

Agora que você já tem um panorama de como será o Natal 2021, vamos pensar em estratégias para a data juntos? A Dyve é especialista em criar um marketing digital forte para destacar o seu e-commerce. Entre em contato e vamos entrar em 2022 com o pé direito.  

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Acão/resultado

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