Saiba como as ações de CRO podem alavancar as vendas online

Como o CRO pode alavancar as vendas do seu e-commerce

O CRO é de extrema importância para que o marketing digital do seu e-commerce seja mais assertivo. Mas, você sabe no que consiste essa ação? Quais são os benefícios? Quais são as principais formas de aplicar? Neste post, vamos responder todas as questões e mostrar qual é o caminho ideal para alavancar as vendas da sua loja online. Vem conferir!

O que é CRO?

Para começar, vamos à definição dessa estratégia. CRO vem do inglês Conversion Rate Optimization, que na tradução é a Otimização da Taxa de Conversão. Ou seja, são todos os pontos que você pode melhorar na sua loja virtual para aumentar as conversões. Sendo que essas conversões vão desde um visitante que assina sua Newsletter, até um cliente que compra seu produto. 

O CRO, então, está focado em identificar os pontos que podem ajudar o cliente a ter uma experiência ainda melhor. Esses pontos podem ser um botão de comprar mais visível, uma landing page com um texto mais curto, um fundo de tela mais claro no checkout, entre outros. Tudo é pensado para tornar o fluxo de compra mais agradável e, assim, aumentar as vendas. 

Por que é importante?

Esses movimentos de CRO são tão importantes para a saúde do seu negócio, quanto a produção de um conteúdo SEO. Porém, enquanto o SEO está empenhado em trazer tráfego ranqueando seu site no Google, o CRO vai trabalhar para tornar os visitantes já adquiridos em compradores.   

Leia também: Como as práticas de SEO podem ajudar na produção de conteúdo

Além disso, essa estratégia tem o potencial de trazer resultados mais imediatos. Uma vez que você só vai alterar determinado elemento do site com base no que o seu cliente precisa. E isso você só vai saber coletando dados e fazendo testes.

Quais são as principais estratégias?

Por falar em testes, um dos principais pilares do CRO é o Teste A/B. Nele, você monta dois cenários e apresenta um para metade da sua audiência, e o outro para a outra metade. Com isso, você consegue identificar qual situação vende melhor o seu produto. Sendo que esse teste pode ser aplicado pelo Google Optimize, onde os resultados podem ser coletados simultaneamente com o Google Analytics.

O Analytics, inclusive, já fornece diversos dados essenciais para suas ações de CRO. Com ele você levanta as páginas que estão convertendo mais, quais tem maior taxa de saída, entre outros pontos. Então, você direciona seus esforços para melhorar ainda mais esses índices.

Outra ferramenta super importante para uma análise de CRO é o Heatmap. Os chamados mapas de calor fornecem dados de navegação do usuário dentro do seu e-commerce. Com ele, você consegue ver quais áreas são mais acessadas e quais são mais clicadas. Assim, você terá prioridade para melhorar esses setores específicos. Esse processo pode ser feito por uma plataforma como o Hotjar, por exemplo, onde também podem ser realizados os testes de usabilidade.   

Saiba mais: Dicas de ferramentas para um teste de usabilidade mais assertivo    

Como aplicar no seu e-commerce?

Ok, agora que já apresentamos os caminhos para levantar os dados que você precisa para suas ações de CRO, chegou a hora de colocar em prática. Lembrando sempre que todo esse processo é para identificar os desejos e conhecer o seu cliente. Então, não tire o foco do seu público-alvo, combinado?

Dessa forma, conhecendo o seu público você consegue fazer a qualificação dos seus leads. Esse é o processo de separar seus visitantes, que preencheram algum formulário, e estão prontos para a compra. Assim, você consegue segmentar o disparo de conteúdo para ele, por meio de um e-mail marketing, e ter um retorno em vendas. Mas para isso, você vai precisar de uma ferramenta de automação de marketing e de uma equipe de CRM para coordenar o disparo. 

Confira ainda: Qual o caminho certo para melhorar a experiência do cliente?

Outra dica é a sua loja online oferecer mais pontos de atendimento ao cliente. Espalhe chamadas para que seu visitante entre em contato com você sempre que precisar. Já uma alternativa para que esse atendimento aconteça em 24 horas, são os chatbots. Apenas não esqueça de sempre testar o que é melhor para a sua audiência.

Por último, mas não menos importante, é o tempo de carregamento do seu e-commerce. Afinal, esse é um dos motivos porque os clientes abandonam um site, principalmente no mobile. A ferramenta Page Speed Insights pode ajudar nisso. Ela mostra o tempo que cada página leva para carregar e aponta melhorias. E para implantar essas melhorias, você poderá contar com o time de desenvolvimento. 

Fale com a Dyve

Mas também, você pode contar com a Dyve para implementar as melhores estratégias de CRO no seu e-commerce. Vamos conversar sobre como uma boa análise de dados pode alavancar suas vendas online. Entre em contato (aqui)!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.