Faça pesquisas, entenda o comportamento e identifique a necessidade do cliente com a Dyve

Como começar o ano conhecendo a necessidade do cliente?

Começamos 2022 já com perguntas super importantes para o seu e-commerce: Você conhece a necessidade do seu cliente? Você sabe o que ele procura em uma loja virtual? E, principalmente, o que faz ele finalizar uma compra online, e depois voltar a consumir no mesmo canal?

Pois, esse é o objetivo desse post. Vamos mostrar o caminho que você deve percorrer para entender o que o seu cliente busca. E assim, o produto ideal chega ao consumidor certo, o que gera a compra e, acima de tudo, a fidelização. Vem conferir! 

Entendendo a necessidade do cliente

O primeiro passo é você conhecer o seu cliente ideal, ou seja, sua persona. Para isso, você deve levantar os principais dados do seu público, como faixa-etária, sexo, profissão, estado civil, hobbies e desafios do dia a dia. Tente ser o mais detalhista possível, já que todas suas ações de marketing devem levar sua persona em consideração. 

Depois dessa etapa, você conseguirá identificar quais são as necessidades do seu cliente, sejam elas físicas ou psicológicas. Vamos a um exemplo! 

Você tem uma loja online de vestuário feminino e abre uma enquete no Instagram. A maioria das suas clientes responde dizendo que curte praia e piscina nesse início de ano. Então, esse público tem uma necessidade física de ter biquínis. Com isso, você pode desenvolver campanhas de marketing da sua linha de moda praia. Abusando, assim, de gatilhos mentais que motivam a necessidade da compra de mais de uma peça, gerando o fator psicológico. 

Leia também: Marketing moderno e o consumidor no centro das atenções

Percebe que as chamadas “dores” do cliente podem estar atreladas a mais de um fator ao mesmo tempo? E que seu produto, se bem divulgado, pode ser a solução de mais de um problema do seu consumidor? Assim, uma mulher que vai para a praia precisa de um biquíni ao mesmo tempo que precisa de mais de um conjunto.     

Dicas para entrar na mente do consumidor

Então, você deve estar se perguntando: “Mas como vou saber o que o meu cliente precisa para poder montar as campanhas de marketing?”. Aqui nós respondemos: “Levantando dados direto com a fonte: seu consumidor!”. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você desbravar a mente do seu cliente. Confira!

1 – Faça pesquisas NPS

As pesquisas de satisfação do cliente (NPS) são ótimas para entender como foi a experiência do seu cliente depois de uma compra. Elas devem ser aplicadas com duas perguntas básicas: Uma com a nota que o cliente atribui para o seu serviço, e outra com o porquê ele deu aquela nota. Assim, você identifica a necessidade do cliente e tudo o que pode melhorar no seu e-commerce para deixar a experiência cada vez melhor. 

Saiba mais em: Como melhorar a experiência do cliente com NPS

2 – Invista em CRO

Outra estratégia para entender as necessidades do cliente é o chamado CRO. Essa é a ação de otimizar a taxa de conversão, ou seja, transformar meros visitantes em compradores. Para isso, são analisados dados do Google Analytics, de mapas de calor e de outras ferramentas. Tudo gira em torno de entender o comportamento do usuário dentro da loja virtual. E com isso, tornar a usabilidade mais atrativa. 

Confira o conteúdo completo: Como o CRO pode alavancar as vendas do seu e-commerce 

3 – Aposte em tendências

Essa é uma dica que você pode aplicar em basicamente todos os pontos da sua loja online. Apostar em tendências é essencial para mostrar ao seu público que você acompanha o mercado. Mas, acima disso, você sempre deve adaptar as situações para a sua realidade e, principalmente, para as vontades do seu cliente. Afinal, de nada adianta você investir em realidade aumentada, por exemplo, se seu público não tem o dispositivo certo para isso. 

Aproveite e confira 5 tendências de marketing para e-commerce em 2022  

Coloque tudo em prática com a Dyve

Agora que você sabe o caminho para conhecer a necessidade do seu cliente, que tal colocar em prática? Para isso, você pode contar com a Dyve! Somos uma agência de marketing digital especializada em e-commerce, com foco em dados e resultados. Entre em contato

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Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.