Invista em e-mail marketing para fidelizar clientes na Black Friday

Black Friday: como fidelizar clientes na data

Já é fato que a Black Friday é a menina dos olhos do comércio eletrônico. E que também, a data é sinônimo de ofertas que atraem clientes. Mas, você sabe como fidelizar esse público? Neste post, vamos trazer um exemplo e mostrar que o e-mail marketing pode fazer com que o consumidor seja fiel à sua loja online e esqueça da concorrência. Vem saber mais!

Entenda quem é seu público na Black Friday e segmente sua base

O primeiro passo da campanha de e-mail marketing é entender quem faz parte da sua base de contatos, os chamados leads. Neste momento, você vai levantar os clientes que compraram com você na última Black Friday. Sabendo então quem foi esse público, você consegue observar quais produtos eles compraram. Além de identificar o tipo de e-mail que gerou interação com esses consumidores no último ano.

Também é interessante separar os compradores que entraram no seu programa de fidelidade por conta da última BF. Uma vez que estes consumidores fiéis têm mais chances de fechar uma compra com você em datas assim. Então, para esse público, é super válido enviar ofertas exclusivas para cultivar essa relação. Mas, se sua loja ainda não tem um programa de fidelidade, essa é a hora. Principalmente porque benefícios assim podem motivar seu cliente para as compras de fim de ano, trazendo vazão para o seu estoque.  

Envie seu e-mail marketing com conteúdo assertivo

Esse levantamento inicial vai trazer dados valiosos para você segmentar seus clientes. E ainda, vai mostrar o caminho para a produção de conteúdo. Assim, juntando esses dois pontos, você consegue enviar e-mails mais personalizados para o seu público. 

Por exemplo, se um grupo de clientes comprou sandálias na sua loja online na Black passada, nesta você pode enviar as peças da nova coleção. E ainda, seria interessante incluir algum texto do tipo “vimos que você gostou das nossas sandálias da última BF, então, confira os novos modelos”. Isso torna a comunicação mais humana, mostra que você conhece o seu cliente e se importa com ele, sendo um ótimo ponto para gerar a fidelização.  

Leia também: 6 dicas de mídia para resultados mais efetivos na Black Friday

Ainda falando em conteúdo, ele deve ser assertivo para chamar a atenção do cliente, já que na Black Friday a concorrência é acirrada. Então, seu e-mail deve ter um texto claro e objetivo, com frases que engatilham a compra e bons CTA’s. Além disso, você deve caprichar no assunto para que o seu e-mail se destaque e seja aberto pelo consumidor. 

Invista no layout que traz identidade de marca

Para arrematar todo o seu esforço conhecendo sua base e produzindo um conteúdo personalizado, você também deve investir no layout. Ele deve ser atrativo para guiar o olhar do público pelas promoções e produtos. E sempre deve seguir a identidade visual da sua marca, além de manter um padrão de design da campanha com as outras mídias, como as redes sociais. Isso gera uma identificação do cliente com o seu e-commerce, e faz com que ele lembre de você em outras datas sazonais.

Portanto, você deve destacar os seus produtos e apostar em fotos, vídeos curtos ou gifs, por exemplo. O formato ideal vai depender da sua persona e do que ela espera receber de você em uma data como a Black Friday. Lembre-se também que a arte de divulgação tem que ser adaptada para o mobile, já que grande parte vai abrir o e-mail e realizar a compra direto no celular.

Saiba mais: Black Friday 2021: expectativas e o ápice das compras mobile

Acompanhe os dados dos disparos de Black Friday

Assim que você começar a disparar os primeiros e-mails da campanha, já é possível observar o retorno da sua ação de marketing digital. É importante ficar atento às taxas de abertura e de clique em links de produtos. Como também no chamado hard bounce, para corrigir a lista de envio caso algum lead não esteja mais recebendo seus e-mails. 

De acordo com o comportamento do cliente, você consegue redirecionar sua campanha mesmo durante a Black Friday. Você pode, por exemplo, selecionar outros produtos que o cliente demonstrou interesse no primeiro envio. Apenas tenha cuidado na quantidade e no horário dos disparos, para não encher a caixa de entrada dos clientes e o seu e-mail ficar perdido no meio da concorrência.   

Confira ainda: Como o marketing integrado pode influenciar no faturamento de um e-commerce

Gostou das nossas dicas de e-mail marketing para a Black Friday? Vamos colocar sua campanha em prática? Aqui na Dyve o foco é melhorar cada vez mais a sua comunicação com os clientes. Entre em contato e vamos fidelizar essa base juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.