O marketing pode alavancar as vendas do seu e-commerce. Saiba como no blog da Dyve.

Marketing moderno e o consumidor no centro das atenções

Não é novidade que o consumidor final deve ser o norte de toda e qualquer empresa. Mas, quando você não coloca seu cliente realmente no centro das atenções, as chances de perder ele para a concorrência são muito maiores. Essa, então, é uma das premissas do marketing moderno, que preza por oferecer a melhor experiência ao cliente. Vem entender um pouco mais sobre esse conceito. 

Aplicando o marketing moderno no comércio digital

O marketing moderno nada mais é do que trazer resultados para o seu e-commerce, sem ter um alto investimento com mídia paga, por exemplo. São as campanhas de divulgação direcionadas para o público certo, com conteúdo voltado para as necessidades da sua persona. O que inclui disparo de e-mails marketing, atendimento humanizado em redes sociais, entre outras ações.   

Leia também: Qual o caminho certo para melhorar a experiência do cliente?

Para isso, você precisa, antes de tudo, conhecer sempre o seu cliente. Como também é fundamental segmentar e clusterizar sua base já conquistada, desenhando o perfil do consumidor. “Só assim, você aumenta o life time value, que é o tempo em que o comprador está sendo fiel a sua marca”, comentou o diretor da Dyve, Denis Strum, no podcast Descascando a Laranja“, da Growth from Knowledge (GfK).    

Visão centrada em dados de experiência

 

Esse movimento de conhecer o cliente, e não se preocupar apenas em trazer uma nova clientela, faz toda a diferença no desempenho da sua marca. “O ideal é olhar não só para a taxa de aquisição, mas sim para a conversão e a experiência. É entender a jornada do consumidor do pré ao pós clique, sabendo como ele chegou até você e como foi a experiência dele. Assim, você consegue traduzir exatamente o que o consumidor quer e oferecer isso para ele”, afirmou Strum. 

Um dos indicadores de experiência que devem ser bem aproveitados no comércio eletrônico é o NPS. O índice aponta o nível de satisfação dos clientes com a simples pergunta :“Em uma escala de 0 a 10, quanto você recomendaria nossos serviços?”.

Saiba mais: Como melhorar a experiência do cliente com NPS

Strum ressaltou que a nota NPS ajuda a direcionar conteúdos de forma cada vez mais assertiva para o consumidor. “Não adianta a pessoa estar na sua lista de disparo CRM, recebendo promoções aleatórias, se ela teve uma má experiência e deu uma nota baixa para o seu serviço. Por isso, é essencial clusterizar seu leads para melhorar cada vez mais a experiência do cliente”, completou. 

Vem saber mais sobre o universo do marketing

 

Gostou do conteúdo até aqui? Quer saber mais sobre o universo do marketing digital? Confira o bate-papo completo de Denis Strum e do diretor-geral da GfK, Felipe Mendes. 

Clique aqui: Podcast Descascando a Laranja, episódio 3: O e-commerce é cringe?

Quer também alavancar o seu e-commerce com ações de marketing especialmente voltadas para o segmento? Entre em contato com a Dyve. Estamos prontos para transformar dados em iniciativas. 

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Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.