O Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, é uma daquelas datas que movimenta o comércio. E se sua loja vende produtos infantis, como roupas e brinquedos, ela pode ser a sazonalidade mais importante do ano, junto com o Natal. Por isso, é importante estar ligado nas tendências do setor para aproveitar o mês da criança ao máximo.
Dia das Crianças é data sazonal cheia de emoções
Primeiro temos que entender que, mesmo sendo uma data extremamente comercial, o Dia das Crianças envolve uma carga afetiva e emocional. É o movimento de um pai, mãe, tios, avós presentearem as crianças da família. Então, sua missão como lojista é conquistar o brilho no olhar dos pequenos, ao mesmo tempo em que deixa o adulto satisfeito com a compra.
Outro ponto de atenção é que os hábitos de compra mudaram na pandemia. Muitos consumidores migraram para o comércio online. E mesmo agora, com a reabertura das lojas físicas, grande parte deles pode recorrer ao e-commerce.
Expectativas em números
Prova disso é a pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que apontou as expectativas de consumo no Dia das Crianças. Pelo segundo ano consecutivo, o principal local de compra será a internet (37%), seguido dos shoppings (33%) e das lojas de rua e bairro (23%). O levantamento também revelou que 79% dos consumidores devem garantir os presentes nas lojas online, 70% nos aplicativos e 20% no Instagram.
Na hora de escolher o estabelecimento, 69% dos entrevistados disseram que levam em conta o preço, 46% olham para a localização e 43% para a diversidade de produtos. Já na hora de fechar a compra, o principal ponto é a qualidade do produto (25%), depois vem o preço (18%), as promoções, descontos e o desejo da criança presenteada (16%).
Por falar em desejos, a lista dos mais procurados para o Dia das Crianças 2021 inclui bonecas e bonecos (41%), roupas e calçados (35%), jogos de tabuleiro e educativos (32%), além de aviões e carrinhos de brinquedo (20%).
Garantir o estoque é garantir a experiência do cliente
Como em qualquer data sazonal, com alto volume de vendas, você deve estar atento para manter o estoque de produtos bem abastecido. Então, foque nos best-sellers da sua loja online, e nos itens que estão em alta no seu nicho.
Se você tem um e-commerce de brinquedos, por exemplo, é interessante disponibilizar mais peças de personagens do momento no Dia das Crianças. Assim como é importante ter em estoque os principais lançamentos do setor.
Isso tudo porque se o cliente não encontrar determinado produto no seu e-commerce, ele vai procurar na concorrência. Por isso, esteja sempre um passo à frente, planejando todas as datas sazonais que fazem sentido para o seu negócio.
Veja mais dicas em: Por que investir em datas sazonais no e-commerce?
Estrela entra para o mundo Dyve
E justamente no mês da criança, uma grande marca do segmento entrou para a cartela de clientes da Dyve. A Brinquedos Estrela, tradição no ramo há mais de 80 anos, está iniciando na agência com a otimização de conteúdo da loja online. Já a gestão do e-commerce está nas mãos da Synapcom.
Visite o site oficial da Estrela e aproveite para garantir o presente da criançada nesta data especial. Você tem um e-commerce voltado para o setor infantil? Quer impulsionar suas ações de marketing digital para alavancar as vendas? Entre em contato com a Dyve.