Expectativas da Black Friday 2021

Black Friday 2021: expectativas e o ápice das compras mobile

A Black Friday 2021 está chegando. E mesmo com a liberação do comércio físico, depois do período mais tenso da pandemia, o brasileiro vai recorrer aos dispositivos móveis para garantir as compras nesta sazonalidade.

Isso foi o que apontou a pesquisa de intenção de compra “Seasonal Insights – Black Friday” , do Facebook IQ em parceria com a Offerwise. Neste post, trazemos os principais pontos do levantamento. E é claro, vamos destacar como esses insights podem influenciar suas estratégias de marketing. 

Expectativas de vendas na Black Friday

Os dados mostram que a Black Friday deste ano tem tudo para ser um sucesso em vendas. Dos entrevistados, 91% responderam que pretendem fazer compras na data, o que representa um aumento de 47% com relação ao ano passado. Também 47% pretendem gastar mais nessa edição.  

Além disso, 66% disseram que vão planejar as compras antes de novembro. Já entre os itens mais desejados estão roupas e acessórios (45%), eletrônicos (44%), celular (41%) e artigos de informática (40%). 

Mesmo que a data sazonal deixe o cliente mais flexível a gastar, é preciso estar atento a alguns pontos. O frete grátis foi apontado como o principal motivo para fechar uma compra , seguido de preço do produto, qualidade, segurança de pagamento, cupom de desconto e preço do frete. Já os fatores que causam o abandono de carrinho são preço de frete alto, pagamento não confiável, avaliação negativa da loja, ofertas falsas, prazo de entrega longo e poucas informações do produto. 

Confira também: Por que investir em datas sazonais no e-commerce?

Mobile está cada vez mais em alta

O grande destaque deste ano está nos dispositivos móveis, sendo que 77% afirmaram que vão fazer as compras da Black Friday pelo celular , um público 45% maior do que em 2020. Essa é uma tendência que deve se manter nos próximos anos, já que o mundo está cada vez mais voltado para a praticidade do mobile.  

Ainda assim, 54% vão fazer o checkout pelo computador e 41% vão comprar presencialmente. Porém, mesmo estando na loja física, 71% afirmaram que costumam pesquisar preços no smartphone para aproveitar as melhores ofertas. 

Essa integração entre o varejo físico e o eletrônico, o chamado omnichannel, também está na lista de desejos dos compradores. Para a pesquisa, 77% afirmaram que gostariam de comprar online e retirar o produto na loja física.  

Como aproveitar os insights nas campanhas de marketing

Agora que temos essa visão geral de como será a Black Friday, está na hora de traçar um plano de marketing. Aliás, se você tem um e-commerce sua estratégia já deve estar engatilhada a essa altura do calendário. Mesmo assim, vamos deixar aqui algumas dicas de como seguir esse caminho. 

1 – Nem só da paleta de cor vive um layout de data comemorativa

Então, tenha em mente que você tem que se destacar da concorrência na campanha da Black Friday. Conte com o seu time de criação e pense fora da caixa. Tudo bem partir do “pretinho básico”, mas coloque a identidade visual da sua loja online em evidência. Assim, o cliente lembrará da sua marca, não só da data

2 – O conteúdo deve andar junto com o design

E como a ideia é sempre chamar a atenção do consumidor, pense em textos que motivam a compra usando, por exemplo, os chamados gatilhos mentais. Lembre ainda de manter o tom de voz da sua marca, já que a identidade do seu negócio também é construída com palavras.  

3 – Se a arte está ok e o conteúdo também, é o momento de divulgar sua campanha

Para a sua base de leads, invista no disparo de e-mail marketing com os produtos mais desejados, por exemplo. Sabendo que a maioria dos consumidores pesquisam produtos antes da Black Friday, uma dica é começar a enviar esse conteúdo já no início de novembro. Isso cria expectativa nos clientes e traz uma segurança de que suas ofertas serão reais. 

4 – Talvez mais importante que o e-mail marketing são as redes sociais

Como tudo hoje em dia gira em torno delas, a divulgação das suas ações de Black Friday por lá é essencial. Mas, em quais canais apostar? Em quais formatos? Tudo vai depender do público que você quer atingir. Então, aproveite a interação quase que instantânea das redes sociais para cativar novos clientes e fidelizar os antigos. 

Leia mais: 6 dicas de mídia para resultados mais efetivos na Black Friday

Gostou das dicas? Quer conquistar a clientela nessa Black Friday? Vamos desenhar uma estratégia de marketing digital juntos! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tradicional e consolidada marca de jeans e vestuário masculino e feminino.

Desafio

Escalar a estratégia de relacionamento e recompor a sua base de clientes por meio de experiências mais personalizadas e adequadas em função de comportamentos de navegação dos consumidores.

Acão/resultado

  • Desenvolvimento estratégico de clusters e segmentações baseadas no histórico de compra e navegação dos usuários.
  • Revisão completa de conteúdo e design de campanhas através de testes A/B.
  • Aumento médio da base em 5% ao mês.
  • Aumento em 150% (YoY) de receita nos canais de CRM.